Tratamentos da Madeira
Ao tratarmos a madeira, não fazemos mais do que contribuir para a sustentabilidade dos recursos florestais. Sabemos que a madeira sem tratamento, se exposta a determinadas condições, tem uma vida que não ascende aos dois ou três anos, pois a natureza tem um conjunto de agentes e predadores que levam à sua destruição.
Com a madeira tratada por diferentes processos conseguimos aumentar a sua longevidade até 15 vezes e, por consequente, reduzir o seu consumo em larga medida.
Tratamento em Autoclave
O tratamento em Autoclave é um processo químico por ação de vácuo e pressão. A Toscca trata a madeira de acordo com a norma EN 335-1, que garante um tratamento prolongado de todo o borne, independentemente das suas dimensões.
A segurança e o rigor do nosso processo de tratamento asseguram a garantia de 20 anos contra o apodrecimento, mesmo quando a madeira está exposta às intempéries e em contacto direto com o solo.
A tecnologia mais recente que permite-nos tratar com cor verde, castanho ou cinzento. Sendo que o processo químico e o agente fungicida utilizado são sempre os mesmos, e o que altera a coloração da madeira no fim do processo é o pigmento que lhe é adicionado.
Tratamento por velatura
Tratamento com produtos à base de água, que protegem a madeira contra insetos e raios UV, para além de oferecem coloração e resistência à água.
As velaturas à base de água garantem a durabilidade da madeira ao ar livre, desde que não haja contato direto com o solo ou exposição prolongada à umidade.
Oferecemos uma ampla gama de velaturas com acabamentos transparentes ou opacos. As transparentes mantêm a textura natural da madeira, enquanto as opacas oferecem um acabamento fosco, realçando a cor da velatura aplicada.
Cores naturais
Ver todas as cores
Termo Modificado
O tratamento Termo Modificado consiste em madeira tratada termicamente, que passa por um processo que envolve a exposição da madeira a altas temperaturas (geralmente entre 160°C e 230°C) em um ambiente controlado de vapor e sem oxigênio.
Esse tratamento é feito para melhorar propriedades da madeira, como a durabilidade e a resistência a fatores ambientais, sem a adição de produtos químicos.
É amplamente usado no exterior para decks, fachadas, revestimentos e mobiliário de jardim, por resistir bem às intempéries, fungos e pragas e ser muito estável. Pode também ser usado no interior e é ideal para ambientes húmidos, como saunas, spas e áreas ao redor de piscinas, devido à sua baixa absorção de água e resistência à deformação.
Classes de Risco
Nesta imagem, vemos uma casa que destaca a classificação das madeiras utilizadas na sua construção, organizadas de 1 a 4 conforme a classe de risco. Passe o cursor sobre cada número, para ler a legenda com mais informação sobre cada um.
Classe 1
Situações em que a madeira é utilizada no interior de um edifício mas não exposta às intempéries e à humidade (parquet, revestimentos, etc.).
Classe 2
Situações em que a madeira se encontra coberta e não exposta às intempéries, mas em que pode estar sujeita a humedecimento ocasional, mas não persistente (estruturas de telhado, estruturas de suporte de carga estruturas de paredes estruturais, etc.).
Classe 3.1
Situações em que a madeira está acima do solo e exposta às intempéries. Os produtos não permanecerão húmidos durante longos períodos. A água não se acumula (revestimentos abrigados, salas abrigadas mas em ambiente húmido, etc.).
Classe 3.2
Situações em que a madeira está acima do solo e exposta às intempéries. Os produtos permanecerão húmidos durante longos períodos. A água pode acumular-se (revestimentos, telas, telheiros, cercas, pérgulas, certos tipos de decks, etc.).
Classe 4
Situações em que a madeira ou material à base de madeira está em contacto direto com o solo e/ou água doce, ou em que a conceção conduza a uma retenção significativa de água retenção de água (certos de terraços, postes, retentores solo, travessas, piscinas, etc.).