Desporto ao ar livre: que equipamentos usar para atingir os seus objetivos

Praticar exercício físico ao ar livre não só é mais fácil e mais barato, como também faz melhor à saúde, do ponto de vista físico e mental. Não há horários nem rotinas, é mais estimulante, motivante e gera maiores níveis de satisfação e bem-estar.
São vários os estudos que mostram que as pessoas que praticam exercício físico ao ar livre são mais ativas e têm mais energia.
"Tudo porque o contacto com a natureza estimula os sentidos. Isto, claro está, para além de ser gratuito e de dar acesso a alguns extras muito positivos, como o sol, a natureza e o ar puro."
O ritmo de vida atual coloca-nos em espaços fechados grande parte do dia. Estamos muito tempo parados, sob luz artificial e a respirar um ar saturado. A saúde mental é crucial para o bem-estar e a boa forma física. Os benefícios para a saúde mental podem crescer até mais 50% quando o exercício físico é feito em parques ou florestas em vez de num ginásio. Os especialistas dizem que fazer exercício outdoor uma vez por semana produz resultados visíveis e assegura ganhos na prevenção de doenças do foro mental, como a depressão.
Fico mais depressa em forma se for para um ginásio, porque tenho acesso a aparelhos e a acessórios que ajudam a trabalhar os diversos grupos musculares? Não. Os treinos ao ar livre podem ser igualmente eficazes e até mais estimulantes para o corpo e para a mente ? pode inclusive gastar mais 5% de calorias. Além disso, são já muitos os parques e jardins que disponibilizam uma série de equipamentos específicos que permitem trabalhar várias zonas do corpo.
A Toscca possui uma gama de soluções certificadas de acordo com os requisitos de segurança EN-16630 que podem ser encontrados em diversas zonas públicas do país.
Equipamentos disponíveis e respetivos benefícios:
Extension: Reforça e desenvolve a musculatura dos membros inferiores, quadríceps, gémeos e glúteos.
Chest: Reforça e desenvolve a musculatura dos membros superiores, peitorais, deltóide e bíceps.
Bars: Desenvolve força e flexibilidade de membros superiores, como ombros e peitorais. Melhoria da condição muscular do abdómen e costas.
Waist: Exercita a cintura e ajuda a relaxar os músculos da cintura. Aumenta a agilidade e a flexibilidade da região lombar.
Wheels: Melhora a mobilidade dos membros inferiores, superiores e quadril. Melhora a flexibilidade geral das articulações dos ombros, clavículas, cotovelos e punhos.
Climber: Fortalece os músculos dos membros superiores e inferiores e melhora a flexibilidade das articulações. Aumenta e melhora a função cardiopulmonar.
Rowing: Fortalece os músculos das pernas e do peito, permitindo um movimento completo das extremidades. Melhora a capacidade cardiopulmonar.
Hockey: Melhora a mobilidade dos membros inferiores, proporcionando coordenação e equilíbrio ao corpo. Aumenta a capacidade cardiopulmonar.
Rudder: Reforça os músculos dos membros superiores, bem como a flexibilidade e agilidade das articulações do ombro e do punho.
Clique na imagem abaixo para ver os equipamentos.
