Compostagem – O que é? Como se faz?

O que é a compostagem?
Chama-se de compostagem o processo de valorização de matéria orgânica.
No fundo trata-se da decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio, dão origem ao "composto". O composto obtido caracteriza-se por melhorar substancialmente a estrutura do solo. Este, possui fungicidas naturais e outros organismos que ajudam na eliminação dos organismos patogénicos que degradam o solo e as plantas.
A compostagem é um processo simples, não requer conhecimentos técnicos, é economicamente e ecologicamente sustentável, visto que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, transformando-o num fertilizante para ser usado como nutriente e do solo nos jardins, nas hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras.

Compostor de Madeira: com 1 metro cúbico totalmente em madeira tratada em autoclave. Modelo desenhado em sistema de "blockhouse" vendido em KIT.
Material necessário à compostagem
- Resíduos orgânicos;
- Água;
- Compostor;
- Tesoura de podar (para diminuir a dimensão dos resíduos);
- Ancinho de arejamento (para remexer o material de compostagem);
- Termómetro;
- Regador;
- Terra ou composto acelerador (terra para plantas).
Resíduos que podem ser compostados
- Restos de vegetais crus; Restos de cascas de frutas; Arroz e massa cozinhados; Cascas de ovos esmagadas; Folhas verdes; Folhas e sacos de chá; Cereais; Feno, Palha; Aparas de madeira; Serradura; Aparas de relva; Erva seca; Folhas Secas; Ramos pequenos; Ervas daninhas (sem sementes); Restos de relva cortada e flores; Borras de café (incluindo filtros); Cascas de ovos esmagadas e Aparas de relva.
Resíduos que não podem ser compostados
- Carne, peixe, lacticínios e gorduras (queijo, manteiga, molhos); Excrementos de animais (podem conter microrganismos patogénicos que sobrevivam ao processo de compostagem); Resíduos de jardim tratados com pesticidas; Plantas doentes ou infestadas com insectos; Cinzas de carvão; Ervas daninhas (com sementes); Têxteis, tintas e pilhas; Vidro, metal e plástico; Medicamentos e outros produtos químicos.
Procedimento para realizar a compostagem
- Corte os resíduos em pequenos pedaços.
- No fundo do compostor coloque aleatoriamente ramos grossos (promovendo o arejamento e impedindo a compactação);
- Adicione no máximo uma mão cheia de terra ou composto acelerador; esta quantidade conterá microrganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem (os próprios resíduos que adicionar também contêm microrganismos); note-se que grandes quantidades de terra adicionadas diminuem o volume útil do compostor e compactam os materiais, o que é indesejável;
- Adicione uma camada de resíduos;
- Regue cada camada de forma a manter um teor de humidade adequado. Este teor pode ser medido através do "teste da esponja", ou seja, se ao espremer uma pequena quantidade de material da pilha, ficar com a mão húmida mas não a pingar, a humidade é a adequada.
- Repita este processo até obter cerca de 1 m de altura. As camadas podem ser adicionadas todas de uma vez ou à medida que os materiais vão ficando disponíveis.
- Na última camada a adicionar deve evitar colocar resíduos que evitem os problemas de odores e a proliferação de insectos e outros animais indesejáveis. As folhas e resíduos de corte de relva acumulam-se num espaço de tempo muito reduzido e em grandes quantidades. Caso tenha folhas em quantidades que não caibam no compostor: Enterre algumas no solo; Utilize-as como cobertura (mulch) em volta do pé de plantas e árvores; Faça uma pilha num canto do jardim; as folhas degradar-se-ão rapidamente; Guarde-as em sacos de plástico, armazene em local seco e acessível e adicione ao compostor à medida das suas necessidades. Para os resíduos do corte de relva: Coloque no compostor pequenas quantidades de cada vez e adicione-os com resíduos mais "secos" (os resíduos do corte de relva têm tendência para adquirir uma estrutura pastosa e criar cheiros); Deixe estes resíduos expostos ao sol a secar; tornar-se-ão materiais ricos em carbono (resíduos castanhos), que poderão ser misturados aos mesmos resíduos ainda verdes.
Factores que influenciam a compostagem;
- Tamanho dos resíduos orgânicos: deverá estar compreendido entre 3 e 7 cm, de acordo com a utilização do produto final;
- Ar: o revolvimento da pilha de compostagem é imprescindível para que a matéria orgânica seja decomposta num ambiente aeróbio (na presença de oxigénio). Deverá remexer os materiais com uma ancinho de arejamento ou com um ancinho.
- Humidade: Os microrganismos que decompõem a matéria orgânica necessitam de humidade para se movimentarem na pilha e para decompor os materiais. Uma forma simples de testar a humidade na pilha é retirar um pouco dos materiais presentes na pilha de compostagem e apertá-los na mão, se a humidade for a ideal devem escorrer por entre os dedos algumas gotas de água.
- Temperatura: A temperatura existente na pilha de compostagem é resultado do trabalho dos microrganismos que decompõem os resíduos orgânicos. São desejáveis temperaturas de 55 °C. Para valores muito elevados a temperatura passa a ter um efeito inverso sobre os microrganismos, retardando, e até eliminando, a actividade microbiana. No entanto, se a sua pilha de compostagem não atingir a temperatura ideal, não se preocupe, uma compostagem a temperaturas um pouco mais baixas também funciona.
- Localização do compostor: o compostor deve ser colocado num local de fácil acesso, de preferência em cima da terra de modo a possibilitar a drenagem da água e a entrada de microrganismos benéficos do solo para a pilha de compostagem. Em locais de clima seco, com temperaturas mais elevadas, o compostor deve localizar-se debaixo de uma árvore, que proporciona sombra durante parte do dia e evita a secagem e arrefecimento do composto. Em locais onde a chuva é frequente, convém cobrir o compostor porque o excesso de água atrasará a decomposição.
Gostava de saber o preo destes compostores, obrigado
Ola,
Podes consultar os preços aqui:
Compostor – https://www.tosccawebstore.com/loja-online-mobiliario-jardim-papeleiras-em-madeira-caixa-de-compostagem
Compostor Bio – https://www.tosccawebstore.com/loja-online-mobiliario-jardim-agricultura-urbana-mini-hortas-caixa-de-compostagem-bio
Obrigado